top of page
INSTITUTO-CATARSES-LOGO-VERTICAL-PRETA-S
Cópia de BANNERS SITE.jpg

A partir das produções realizadas nos Núcleos Freudianos e Lacanianos de estudos e transmissão, seus integrantes, elaboram textos e estudos com base nas discussões do grupo. Esses textos são apresentados nos Seminários Introdutórios a fim de compartilhar suas questões e elaborações sobre a teoria psicanalítica e oferecer aos participantes um espaço de leitura, discussão e reflexão sobre a teoria. Nos Seminários do primeiro semestre de 2023 falaremos sobre as pulsões, tema estudado durante todo o ano de 2022.

Design sem nome (2).png

UM HINO AO AMOR

Data: 20 de Maio de 2024 - Parte 1

Transmissão: Fábio Pereira Alves

Data: 27 de Maio de 2024 - Parte 2

Transmissão: Fábio Pereira Alves

“O que faz uma questão da vida transformar-se num hino? Um poema, um cântico, uma nação, um herói, um mito? Todos estes significantes são portadores de vários sentidos e interpretações e que nem sempre estes sentidos e interpretações conseguem representar em palavras a realidade psíquica humana. A lógica linguística nos oferece o sentido do significado das palavras quando escutadas a seco. A seco, por exemplo, como as lemos num dicionário. O seminário tem por objetivo investigar o sentido do amor. Para o autor do seminário surgiram algumas questões: Qual é ou qual foi o hino de amor que você fantasiou ou realmente viveu na vida? Qual foi a canção que embalou o hino de amor? Amar é uma decisão? É por essas e outras questões que o seminário traz para a cena do amor o desejo e o gozo.” (Fábio Pereira Alves)

A RELAÇÃO DE OBJETO E SUAS IMPLICAÇÕES

Imagem do WhatsApp de 2023-04-17 à(s) 11.49.48.jpg

Data: 03 de junho de 2024

Transmissão: Junio Santana

“Em 1910, Freud escreveu o texto “Um tipo especial de escolha de objeto feita pelos homens”, onde ele descreve quatro saídas que são precondições necessárias ao amor, e apresenta as vias pelas quais um homem percorre em busca do seu objeto de amor, tendo como tendência a busca por um objeto perdido, de um objeto a se reencontrar. Tal fonte de amor objetal seria a fixação infantil dos sentimentos de ternura que o sujeito tem para com a sua mãe, onde isso representaria uma das consequências dessa fixação, a que Freud chamou de “o protótipo materno da escolha de objeto”. O seminário tem a intenção de articular a relação de objeto e suas implicações com o amor, o desejo e gozo e seus efeitos na atitude amorosa dos homens, quando esta traz a expressão freudiana da “impotência psíquica”. (Junio Santana)

PERVERSÃO E OS LAÇOS CONTEMPORÂNEOS

Imagem do WhatsApp de 2023-10-08 à(s) 18.51.47_f061f1b6.jpg

Data: 17 de junho de 2024

Transmissão: Arthur Lemes

“Dialogar sobre a perversão coloca-nos frente a embates sociais, culturais e seus efeitos na história, literatura, casos criminais, entre outros panoramas. Os desdobramentos de tal personalidade hoje nos é cada dia mais aparente, não apenas em cenários culturais, mas também no fazer clínico. Este seminário tem como objetivo analisar o que podemos compreender sobre a perversão, elucidar o caminho de nossa civilização, compreendendo que cada era tem seus próprios sintomas, como nos aponta Freud em O Mal-Estar da Civilização (1929), analisar também os sofrimentos psíquicos, mas também sua criação artística, seus ídolos e seus efeitos no modo de se relacionar com o outro.” (Arthur Lemes)

FREUD E A INVESTIGAÇÃO EM PSICANÁLISE

POST'S Para o seu dia (1).jpg

Data: 24 de Junho de 2024

Transmissão: Valéria Costa

“O propósito desse Seminário é apresentar os elementos essenciais que caracterizam a investigação em Psicanálise como um método de escuta do latente, uma capacidade fina de ouvir com o inconsciente resultante do bom casamento entre pensamento (representação) e emoção (afeto), fazendo do ser psicanalista uma profissão peculiar uma vez que implica em se ter uma visão psicanalítica de toda experiência que se faça.” (Valéria Costa)

POST'S Para o seu dia (2).jpg

O PSICANALISTA FRENTE A PERVERSÃO

Data: 01 de julho de 2024

Transmissão: Úrsula Nasser

“O seminário terá o intuito de discutir o manejo do analista frente à perversão que possue nuances não simbolizadas pelo próprio analista. Frente a estranheza do analista diante do familiar e do estranho, quais os pensamentos e fantasias inconscientes lhe despertam? Apresentarei, alguns casos clínicos entre fracassos, tentativas e talvez algum sucesso frente a perversão.“ (Úrsula Nasser).

Os Seminários possuem modalidade presencial e online. Os encontros são semanais e acontecem às segundas-feiras às 20h (salvo algumas exceções conforme calendário) Os encontros são realizados presencialmente e também em transmissão online ao vivo. A participação deve acontecer no horário definido, a gravação dos encontros não são disponibilizadas.

Certificação:

Os certificados emitidos pelo Instituto Catarses são válidos em todo território nacional e emitidos em conformidade com o Lei nº 9.394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).

Para obter a certificação do Introdutório completo, deve-se ter presença  em todos os Seminários.

Taxa de Inscrição: 50,00

* A taxa de inscrição dá acesso a todos os seminários. Caso não consiga participar ao vivo, a gravação ficará disponível em até 24h após a realização do seminário.

bottom of page